Aprendendo Biologia

Esse fórum é dedicado as discussões sobre os vários assuntos da biologia. Espero que através dele, possamos aprender de forma mútua.


    Questão desafio 2

    Compartilhe
    avatar
    Prof_Leo

    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 41
    Localização : Niterói

    Questão desafio 2

    Mensagem  Prof_Leo em Seg Abr 30, 2012 3:40 pm

    O carrapato-estrela ('Amblyomma cajennense') pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela bactéria 'Rickettsia rickettsii'. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa têm ocorrido. Folhetos distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e acabam se prendendo à pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a "Rickettsia". Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.
    a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.
    b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe das aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características morfológicas exclusivas do seu grupo.
    avatar
    Prof_Leo

    Mensagens : 71
    Data de inscrição : 25/04/2012
    Idade : 41
    Localização : Niterói

    Re: Questão desafio 2

    Mensagem  Prof_Leo em Dom Maio 06, 2012 3:06 pm

    a) porque ela precisa de um vetor que é o carrapato estrela.
    b) aracnídeo apresenta como característica: 4 pares de patas, ausêmcia de antenas, presença de quilíceras, fiandeiras respiração filotraqueal.

      Data/hora atual: Seg Abr 23, 2018 9:14 am